Foto por: Kaio Fragoso
Penedo merece ser visitada o ano todo. Tem Festival de Cinema, bloco de carnaval e mais de 20 igrejas históricas. Caminhe pela cidade e respire a história.
Penedo pode ser visitada durante o ano inteiro, mas entre os meses de outubro e maio as chances de chuvas são menores
Foto por: Lucas Meneses
A rota mais comum para chegar a Penedo é seguir pela AL-101, uma rodovia que percorre o litoral sul de Alagoas.
A distância entre Maceió e Penedo é de cerca de 144 km.
Situado na Praça Doze de Abril, o Museu do Paço Imperial guarda belas relíquias em seu interior, incluindo a história da visita do Imperador Dom Pedro II, à cidade de Penedo.
Foto por: Gustavo Albano
Penedo é muita história, mas também muita diversão e beleza, por isso o passeio pela Foz do Rio São Francisco não pode ficar de fora.
Passear pelo Centro Histórico de Penedo é como visitar um museu a céu aberto. Lá, o visitante vai se deparar com verdadeiros tesouros da arquitetura colonial.
O local abriga um restaurante com um mirante, de onde se contempla o Rio São Francisco e seu belo pôr do sol.
Diante da antiga cadeia pública, na praça Barão de Penedo, existe o pequeno oratório construído em 1769, em estilo colonial, de porta única almofadada.
A Casa da Aposentadoria, em estilo colonial, abriga o centro de atendimento ao turista, galeria de arte, restaurante e a sede da Academia Penedense de Letras.
A igreja Nossa Senhora da Corrente, vista do hotel São Francisco, é um dos cartões postais mais belos do Rio São Francisco.
O anjinho barroco na fachada da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, com feições indígenas, é uma das relíquias da obra construída a partir de 1660 sobre as ruínas do forte de Nassau.
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída no século 18, mas só foi finalizada mais de 100 anos depois.
O sobrado que hospedou o imperador D. Pedro II na sua visita à Penedo, em 1859, abriga dois equipamentos culturais: Memorial Raimundo Marinho e Museu Paço Imperial.
O Theatro Sete de Setembro foi o primeiro teatro alagoano. Em meio a grande festividade de majestosa pompa e requinte, foi inaugurado no dia 07 de setembro, do ano de 1884.
Passear de barco pelo Velho Chico é uma das experiências que todo turista deve ter ao viajar para a cidade de Penedo.
A festa de Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor do rio e dos pescadores, é uma das mais procuradas da cidade.
A Associação dos Artesãos de Penedo fica localizada no Centro Histórico da cidade e é ideal para conhecer alguns artesãos da cidade, com várias obras.